Palestras sobre os avanços tecnológicos na saúde marcam o VIII Congresso da Fenaess
VIII Congresso Nacional da Fenaess

O VIII Congresso da Fenaess,  considerado um dos mais importantes do segmento da saúde,  foi sediado pela primeira vez em Teresina  nos dias 19 e 20 (setembro), no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel. Promovido pela Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde e o Sindicato dos Hospitais e Clinicas do Piauí (Sindhospi).

O Congresso, em sua oitava edição,  reuniu profissionais e estudantes da área da saúde que discutiram sobre os principais avanços e as mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos anos, dando sua contribuição na melhoraria das prestações de serviços no setor da saúde e no atendimento dos usuários.

Temas  importantes foram abordados e discutidos nas palestras, com foco na temática principal do evento:  â€œTecnologia, Informação, Economia e Sustentabilidade no Setor da Saúde”. A programação contou com palestras sobre transformação digital no ambiente hospitalar, inovação e economia digital, cenário econômico atual: perspectiva para saúde, lei geral de proteção de dados (LGPD) e outros  temas  que enriqueceram os dois dias com muitas informações e trocas de conhecimentos.

A palestra sobre “transformação digital no ambiente hospitalar”, conduzida por Dênis Neves  da BIONEXO, trouxe novidades ao público principalmente em relação aos dados inseridos no segmento de compras dos hospitais, no qual cita as três principais transformações digitais no ambiente hospitalar.

“Destaco essas três frentes: oportunidade de você comprar melhor usando dados, a oportunidade de você planejar melhor e de se ter um estoque mais coeso com menos excesso e com dinheiro a mais no caixa e o do diagnóstico por imagem que é uma frente com grande potencial”, afirmou  Dênis Neves.

A programação contou também com Talk Show e com o desafio Fenaess Like a Doctor, momento em que as startups mostraram aos profissionais da área e a investidores os projetos já desenvolvidos. Entre os projetos campeões está o Clin Club, idealizado pelo médico Victor Campelo,  que explica o funcionamento da ferramenta.

“Nós apresentamos o Clin Club, no qual as pessoas entram e vão poder pesquisar e encontrar todos os tipos de profissionais de saúde e a partir da própria plataforma. Nela é possível  filtrar de acordo com seus interesses, verificar a formação do profissional, os planos de saúde que atendem, a formação do profissional, as experiências e a partir daí verificar a agenda e fazer o agendamento, inclusive pagar pela própria plataforma”,  destacou Campelo.

Segundo, Aberlândia Rego, Terapeuta Ocupacional e Sócia Administradora da Clínica Monteiro e participante  do Polo Saúde Empresarial,  o congresso só veio a somar para os profissionais e ao setor da saúde.  â€œO  evento  só veio a somar por trazer  inovações que estamos por fora. Então a gente vê a importância do que está acontecendo e em algumas situações trazer para nosso dia-a-dia, principalmente para nós que estamos na linha do empreendedorismo. Um  evento muito bom, que só vem engradecer nosso trabalho”, concluiu.

O congresso contou com o apoio da Prefeitura de Teresina,  por meio da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Sebrae Piauí e outras empresas particulares que montaram seus stands nos dois dias de evento.